quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Resident Evil - O Hóspede Maldito



Após uma década de seu lançamento nos cinemas, hoje eu preciso fazer, mais que uma homenagem, uma análise que com certeza será interessante. Baseado em um dos melhores jogos da CAPCOM, não poderia ser outro filme: Resident Evil O Hóspede Maldito. Lembro-me de quantas vezes eu perturbava a moça do cinema onde moro, só para saber quando o filme entraria em cartaz.


Em um local subterrâneo, Alice foi forçada a seguir com um esquadrão militar pertencente a Corporação Umbrella. O problema é que a Red Queen (Rainha Vermelha - um computador) fechou as portas quando um dos experimentos vazou e contaminou todos que trabalhavam. A missão da equipe é abrir as portas e descobrir o que realmente aconteceu. Quando eles reativam a energia, descobrem que seria melhor ter deixado as portas fechadas.


É com essa sinopse que Resident Evil foi lançado e trouxe ótimos resultados. Inicialmente, a história seria outra e dirigida pelo, lendário pai dos mortos, George Romero. Mas seu roteiro foi considerado fraco e fora do que os produtores dos games realmente queriam. Entrou em ação Paul W.S. Anderson, que levou uma nova história, um novo olhar. E parece que os produtores gostaram e apostaram alto. Resident Evil, embora para alguns seja uma franquia de fracassos, é o melhor filme de uma franquia baseada em algum game.  Mortal Kombat, Silent Hill, até mesmo Tomb Raider, protagonizado por uma das mulheres mais sexy do mundo, Angelina Jolie, entra na lista dos piores filmes produzidos e baseados. Sucessos que demoraram pouco tempo.


A proposta de Paul Anderson deixou muito fãs aborrecidos. "A idéia de levar personagens novos (que nunca se ouviu falar na franquia dos games) seria interessante para um novo medo, um novo susto. Uma brincadeira de que ninguém saberia quem viveria ou morreria" - afirma o diretor e roteirista, além de produtor. A crítica negativa veio mais dos fãs do que da crítica normal. Personagens como Jill Valentine (RE1, RE3), Chris Redfield (RE1, RECV), Claire Redfield (RE2, RECV) ou Leons S. Kennedy (RE2, RE4) nem sequer tem seus nomes ligados no primeiro filme.


Não tem personagens dos games, mas temos Alice, heroína interpretada por Milla Jovovich. "Esse é provavelmente o filme mais difícil que eu já fiz". Esse é o seu depoimento e primeiro diálogo no início do making of no DVD do filme. Grande destaque onde ela é uma agente de segurança, mas os efeitos primários liberados pela Rainha Vermelha, fez com que a jovem perdesse a memória. "Aos poucos ela vai descobrindo quem ela foi, quem ela é e se essa pessoa é quem ela quer ser".

Outra personagem que é tiro e queda, a Rain, interpretada pela atriz Michelle Rodriguez, uma agente que não faz corpo mole e é de cara dura. Em outras palavras seria a Claire de Resident Evil Code Veronica. Rain, apesar de seu jeito machão, tem um perfil que nos lembra a irmã do ex-star.


Apesar de nenhum dos personagens serem fiéis aos games, os elementos mais interessantes estão lá: os zumbís, cerberus, a Corporação Umbrella, licker, Raccoon City, o vírus, a mansão, montanha Arklay e diversos outros que nos fazem lembrar uma boa partida de Resident Evil. Fora, as grandes homenagens feitas para os outros games: Resident Evil Code Veronica X e o final que nos lembra Resident Evil 2.


O filme consegue captar momentos que vão além da imaginação. A cena do laser no corredor é de deixar qualquer com o coração na mão. E para encarar o licker no decorrer de um trem que está prestes a sair do trilho, parece que estamos jogando, nada melhor que uma 9mm. Isso te lembra algo?

A trilha sonora composta por Marilyn Manson é totalmente apavorante. Uma outra coisa em comum com o game, que em certos momentos, a música deixa o jogador eufórico. Manson conseguiu por em isso no filme. A única pena que eu acho seria a música do trailer, alguém já percebeu que ela não entrou de jeito nenhum na trilha oficial do filme? Bionic Jive é o nome da banda que faz a performance de Swarm. Uma trilha que merecia estar no topo com My plague, de Slipknot.

O filme começou a ser trabalhado em 2000 e dois anos depois ocorreu seu lançamento. Resultado: Sucesso. O final do filme deixa a marca do que poderíamos ver em breve. É sexy e faz com que a gente fique roendo as unhas até o lançamento de seu posterior.

É uma pena que agora podemos ver que o filme valeu à pena. Mas estou falando apenas de Resident Evil O Hóspede Maldito., assim como disse o site Resident Evil Sac, erámos felizes e não sabíamos.

Direção - 9,0
Elenco - 9,5
Produção - 9,5
Roteiro - 9,0

Total: 9,25

2002, eita saudadessssssssssssssssssssssssssssssssssss


Um comentário:

  1. concordo cara... RE 1 é ponto de tudo o disparo de uma das franquias mais bem requisitadas pelos lunáticos dos jogos no mundo, eu particularmente nunca joguei o jogo, mais adoro o filme eu acho que essa pitada de "Alice" que Paul W.S. Anderson deu ao filme era o que faltava pra instigar o interesse de novos fãs da franquia, e despertar a ligeira revolta dos fãs do jogo, no final das conta também adoraram... vc dissertou muito... adorei seu blog tá de parabéns... Vlwwww meu caro por um momento dejá-vu kkkk fuiii.

    ResponderExcluir