terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Hoje (apesar de pouco, mas não poderia deixar de) comentar sobre este filme será uma grande honra. O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Grande filme de Christopher Nolan. Iniciado em 2005 com Batman Begins, Nolan começou com um grande desafio, renovar tudo que foi produzido anos atrás e usar tecnologia atual  para atrair novos e velhos fãs. Não se sabe muito que ingredientes foram usados, mas funcionou.


O sucesso de Batman Begins foi instantâneo. Foi elogiado por vários famosos e críticos de cinema na dura. Mas não foi só aí. O início da saga traz o jovem Bruce Wayne quando ainda criança testemunhou o assassinato dos pais. Depois de viajar por vários lugares, ele retorna a Gothan City a fim de por um fim na criminalidade. A roupa foi criada sob o que mais lhe dava medo quando criança: morcego. O filme acumulou pouco mais de 400 milhões de dólares no mundo inteiro. Ainda que, o Espantalho fosse um dos vilões, o filme deixou a desejar com cenas de ação. Mas como Holywwod é Hollywood, preparou de esquentar o forno, com o sucesso de Begins, para uma sequência.


Batman - O Cavaleiro das Trevas foi um dos filmes mais esperados de 2008. Que trazia como primeiro vilão: Coringa. Interpretado pelo lendário Heath Ledger, o filme se tornou campeão de bilheteria do que o seu antecessor. Só em seu fim de semana, o filme arrecadou nada mais que 150 milhões de dólares, apenas nos EUA e Canadá. O filme, após ter saído dos cinemas, foi relançado em 23 de fevereiro de 2009 - curioso é que foi na época de votações, em que concorria em algumas categorias no Oscar - e sua bilheteria final foi mais de 1 bilhão de dólares mundialmente. Ficando com a 12ª posição dentro dos filmes que mais arrecadou. Ganhou também o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Heath Ledger no papel de Coringa.


Porém, o ator não compareceu na entrega do prêmio, pois havia falecido em janeiro de 2008, antes mesmo do filme estrear nos cinemas. Seu pai, mãe e irmã receberam a estatueta em agradecimento. A interpretação do vilão foi melhor do que o herói, rendendo diversos elogios. Todos aguardavam inclusive, pós-filmagens, o retorno do ator, que infelizmente foi impossível.

Mas a Warner Bros estava tão contente com o sucesso (ou seja a bilheteria), que logo resolveu partir para a terceira sequência, cuja qual, Chris Nolan descreveu como a sua última direção na franquia. Desapontando muitos fãs com a notícia sobre o último filme do mascarado.

Apesar da decepção sobre a última parte, o diretor e sua equipe não poupou no trabalho.


O Cavaleiro das Trevas Ressurge é um grande clássico épico. Se houve decepção por ser o último, não desapontou em seu grand finale. Na terceira parte, Batman já não existe mais. Está fora de combate há nove anos. Mas com uma nova ameaça que promete detonar Gothan, faz com que o herói ressurja para proteger seu povo. Desta vez, um policial, o jovem John Blake e a fatal female mulher gato, Selena Kyle, ajudarão Batman a encarar esse novo mal. O terrorista Bale lidera um grupo que pretende tomar o poder da cidade e destruir os cidadãos. Será que desta vez Batman conseguirá sobreviver esse novo mal? Ou pela primeira vez teremos um herói derrotado?

O filme teve a maior arrecadação da história da franquia e se tornou a sétima maior bilheteria da história do cinema. Com também mais de 1 bilhão em bilheteria. Infelizmente, em Aurora no Colorado, EUA, houve um incidente em sua pré-estréia. Um atirador entrou no cinema e abriu fogo matando 12 pessoas e deixando dezenas de feridos. A Warner Bros se responsabilizou em indenizar as famílias e o Presidente Estadunidense Barak Obama e o ator Christian Bale visitaram os hospitalizados.

O filme termina com chave de ouro. São 2h:45m de pura ação e emoção. Tristezas para aqueles que se apegaram ao filme e sabem que uma sequência melhor que essa pode não se repetir. Nas palavras da esposa e produtora de Chris Nolan, Emma, "Em uma trilogia você tem um início, meio e fim definidos. Ele não se empolgará por uma quarta aventura". É realmente uma pena.

Mas os filmes construídos por Nolan serão lembrados eternamente. Gostaria eu de ver um Batman 4, mas sem a mesma equipe, direção e elenco, sairá tudo como Spider-Man, grande sucesso criado por Sam Raimi e, ao fazerem o reboot com nova equipe e elenco, o filme foi mal produzido resultando, uma negação.

Parabéns Nolan, Elenco, destaque para Anna Hathaway como mulher gato, que arrancou inclusive de sua antiga intérprete, Michelle Pfeiffer. Para aqueles que ainda não assistiram, busquem. Pois esta é uma franquia que não se pode deixar de ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário