segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Todo Mundo Em Pânico (Scary Movie, 2000) Análise




Cameron Diaz é uma das poucas atrizes que gosto muito de assistir aos seus filmes comédia romântico. Comédia romântico? Foi isso mesmo que eu escrevi? O que tem haver com o filme Scary Movie (Todo Mundo em Pânico, 2000)?

Tem tudo haver. O termo comédia é um dos principais pontos em que quero tocar. Nesse novo século já não são produzidos comédias como Scary Movie, lançado ao longo de 11 anos atrás.

Parodiando filmes como Matrix, Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado, Bruxa de Blair, O Sexto Sentido, O Suspeito, O Iluminado, Halloween 20 Anos Depois, American Pie, Pânico, Pânico 2 e Pânico 3, a trama conta sobre um grupo de jovens que são perseguidos por um assassino que brinca com as cenas de filmes de terror.


 Uma breve conversa entre Shorty e Ghostface.


Anna Faris estrela esta comédia ao lado de comediantes como Shawn Wayans, Marlon Wayans, Regina Hall, Carmem Elektra, Shannon Elizabeth, Cheri Oteri, Dave Sheridan, Jon Abrahams, Lochlyn Munro e Marissa Jaret Winokur.

Quem diria que o filme tão simples se transformaria numa das melhores comédias de 2000? Os atores simplesmente dão show em cada cena parodiada de um filme. A escolha de Anna Faris para o personagem de Cindy (parodiando Sidney Prescott – Neve Campbell, da franquia SCREAM) é extremamente perfeita. A atriz domina as cenas com expressões que variam da tristeza a alegria, da paz ao pânico. As melhores cenas são as que Anna se une a Shanon e Regina.

 Regina, Shanon e Anna em grande cena na escola


O mais engraçado é que pude extrair do filme cenas cômicas para utilizar em meus trabalhos teatrais, como ator e diretor. A cena do cinema é um clássico para a COTESF – Companhia Teatral do São Francisco, que reproduziu a cena como uma esquete teatral intitulada: No Escurinho do Cinema

Mas não podemos deixar de falar que a introdução é épica para o filme. Carmem Elektra parodiando Drew Barrymore é muito inesquecível. A cena foi muito bem dirigida, a sonora torna-se poética enquanto ela foge do assassino e se banha na jardineira. E na sua primeira facada o que vemos no lugar do sangue é o seu silicone.

Keenen Yvori Wayans, irmão de Marlon e Shawn, é o grande diretor deste filme que tornou a marca dos filmes em gênero comédia do início do século XXI.




O filme que marcou uma boa época da comédia americana.

Scary Movie ganhou mais três seqüências: Scary Movie 2 (2001), Scary Movi3 (2003) e Scary Movie 4 (2006). As seqüências produzidas trouxeram Anna Faris e Regina Hall desde o elenco original, mas totalmente com uma equipe e produção diferente. Marlon, Shawn e Keenen Wayans so participaram do segundo. Leslie Nielsen co-estrelou os Scary Movie 3 e 4. 

Um novo filme da franquia está sendo produzido pela Dimension Films: Scary Movie 5. Porém, este não traz Anna Faris como Cindy Prescott. Regina Hall continua no elenco, mas quem protagoniza é Ashley Tisdale. Malcolm D. Lee assina a direção que tem estréia para 18 de janeiro de 2013 (fonte: Cinepop.com).  É uma pena, uma vez que estamos acostumados a ver Anna como a desorientada das situações.



Uma boa quadrilogia. Mas...

 Sem Cindy Campbell? Será que vai ser bom?


Mas em meu ponto de vista, utilizo agora a mesma frase em que Sidney Prescott utiliza em SCREAM 4: Não se destrói o original.  E assim vejo essa franquia, pode fazer quantos Scary’s Movie’s quiser, mas nenhum deles será tão superior quanto o Scary Movie Original. 

Ô, saudades daquele tempo em que eu me reunia com a galera para assistir Todo Mundo em Pânico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário