sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Resident Evil 5: Retribuição


A espera foi grande. O tempo parece que não corria. Frustrações ocorreram antes da exibição.

É! Foi isso que aconteceu com Resident Evil 5 Retribuição na cidade de Petrolina (PE), hoje em sua estréia.

Com cinco sessões abertas, apenas três podem ser comprovadas pelo público. A primeira sessão marcada para 13h:00 e a segunda para 15h:10 não puderam ser exibidas uma vez que o filme ainda não havia chegado na instituição.

Em todo caso, às 17h:20, pouco mais de *80 pessoas presenciaram o início do que seria o fim da humanidade. O filme iniciou após os trailers exibidos.

Resident Evil 5: Retribuição realmente começa de onde parou o Resident Evil 4: Recomeço. Os aviões V-22 atacando o Arcadia. No meio da guerra, os sobreviventes acabam se tornando vítimas. E lá se vai mais uma vez o fim da espécie humana. Pela primeira vez vemos Jill Valentine abrindo as primeiras cenas com muita ação e tiroteio. Não se preocupe, não será minha intenção contar o filme. Se bem que é empolgante.

Resident Eviil 5: Retribuição tem muio mais aproximidade com elementos dos games Resident Evil 4 e Resident Evil 5. Cenas de explosões tornam o filme mais interessante e pela segunda vez (com exceção de Resident Evil O Hóspede Maldito) sinto que estava jogando a nova versão do game. Temos os Zumbís, Las Plagas, Lickers, Majinis, Executioner (conhecido como Axe Man) e personagens como Leon, Ada e Barry, além do retorno de Jill e Wesker.

Existe, obviamente, cenas bastante exageradas, mas estamos falando de um filme de ficção-científica em que um vírus pode dominar o humano em coisas feias e que veio crescendo com a expansão dos games. Ainda assim, o filme consegue prender o espectador.

Jill Valentine, agora como a menina má, mais uma vez é digna de elogios, provando que pesquisa sobre a personagem dos games. Porém, suas falas tornam-se inconvenientes em certo ponto. Faltou mais o seu silêncio (já que estava sendo controlada) ou diálogos convicentes e fiéis a personagem (só para entender que não é erro da atriz e sim do roteirista).

Barry Burton, interpretado por Durand trouxe alegrias, mas foi um ponto errado colocá-lo sem por sua história em prática. Mas o ator é digno, já que usa umas das frases mais importantes de Barry (What's it this?) e a melhor arma do game Resident Evil 1, magnum. Leon S. Kennedy chega a ser interessante, mas não fiel o bastante. O ator prova que usou sua "própria" criação de pesquisa para compô-lo. O leon visto nso filmes está 100% longe de ser comparado com o Leon dos games que tanto é reverenciado.

Li Bingbing realmente fez seu dever de casa. Ensaiou direitinho suas cenas de luta, o modo como atira, e a reprodução de sua "primeira" aparição no game Resident Evil 4, está lá. Porém, não com Leon, com Alice. Mas no decorrer do filme ela é bem. Só não foi melhor, por que a Ada Wong dos games é muito melhor com suas ironias cômicas, o diálogo é perfeito e ótimo para a personagem. É lamentável que, Ada dos filmes perde feio para Ada dos games.

Michelle Rodriguez mostrou mais uma vez o brilho da Bad Rain e Good Rain. Ela é um arraso em suas cenas de lutas e tiroteios. Nem parece que a personagem morreu no longíquo Resident Evil O Hóspede Maldito. E o seu trágico fim torna os últimos minutos do filme com a certeza de que teremos Resident Evil 6.

Os personagens Carlos e One não foram tão bem aproveitados como deveriam, já que houve uma enorme divulgação sobre o retorno deles. Espero que seus destino tenham sido traçados corretamente como mostrado no filme. O personagem de Shawn Robets, Albert Wesker, deixou de ser aquele marco em potencial que é o dos jogos. Está longe do Wesker do seu sucesso antecessor. Alguns traços permanecem, mas outros poderiam ter melhorado. Mas a Becky, interpretada por Ariana é uma doce e incrível criança. Cumpre seu papel com perfeição, mesmo que ela não exista nos games. A atriz mirim mostra que seu talento é super convicente ainda mais em seu diálogo com a Good Rain.

Alice continua crescendo de uma forma impressionante. Vemos ela como uma guerreira e uma mulher dona de casa. Milla Jovovich consegue separar essas personagens em um status incrível. Em nenhum momento, ela deixa vago quem é quem. O amor que ela mantém pela personagem é muito forte e vemos isso desde o primeiro filme.

O roteiro chega a ser meio perturbante por que deixa coisas do passado vagos. Como Jill foi capturada, como K-mart, Claire e Chris são capturados... como sempre, parece que Paul andou esquecendo de alguns detalhes. Isso é muito comum, já que o roteirista e produtor da franquia adaptou por outros caminhos. Mas dou parabéns a produção que teve uma equipe muito bem preparada e disposta a transformar os cenários em algo "real".

Roteiro - 8,0
Direção - 9,0
Elenco - 8,5
Produção - 9,0

Total: 8,6

Resident Evil 5 Retribuição termina como os outros. Deixando o gostinho de quero mais e que o fim da humanidade pode estar mais próxima do que nunca... pena que não teve uma cena extra. Como será que o desfecho épico dessa franquia? Que venha Resident Evil 6.

3 comentários:

  1. Resident Evil: Retribuição foi muito mais do que pensei. Ele transformou toda aquela ansiedade que tinha numa explosão descomunal, e fez com que eu pudesse ter orgulho de cada segundo esperado. O filme foi muito bom, e não tem como deixar escapar a incrível atuação de Li Bingbing no papel de Ada Wong! Do início ao fim e vice-versa, o longa superou qualquer tipo de expectativa que tivesse. A falta de diálogos não considero um aspecto negativo, já que o filme tem uma atenção maior nas cenas de ação e deixa bem claro isso. Parabéns pelo artigo, e sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  2. Resident evil 5 Retribuição e simplesmente perfeito essa palavra que dicreve o filme do começo ao fim valeu muito apena esperar esses dois anos pra a estreia, o filme é epico grandioso senssional estou muito feliz com o que eu viu os efeitos visuais saõ extraordinarios alice milla jovovich e´a melhor atriz de todos os tempos assim como Resident evil éo melhor filme de todos os tempos , eu vou de novo ver RE5 e que venha Resident Evil 6 espero que o filme chega rapido aos cinemas pois ja estou muiti ansiso pra o proximo e que a Sony Pictures e o PauL não treminem no Sexto continua fazendo Muito mais fIlmes Resident Evil

    ResponderExcluir
  3. filme ruim tirando efeitos,o 3d em si.... oque resta? nada, coisas vagas no filme varias brechas na historia e por fim, alice com poderes novamente,o foco sempre nela,bom como dizem o filme é o filme, mas não merecer levar o nome que leva.. passou longe de ser bom.

    ResponderExcluir